08 outubro, 2011

Senador chileno denuncia golpismo de O Globo

Dica da @midiacrucis
Tradução de Denise Queiroz 
__________________________

O senador socialista chileno Alejandro Navarro criticou duramente o Jornal El Mercurio depois pela publicação de uma matéria (aqui o print) do Jornal O Globo (com direitos reservados) na qual o presidente venezuelano chega a ser comparado com Berlusconi, da Itália. 




Uma grosseira campanha contra o presidente Chávez e o processo que conduz no país de maneira democrática e com amplo apoio dos cidadãos. Assim o Senador Alejandro Navarro, presidente do grupo inter-parlamentar chileno-venezuelano, classificou a “injuriosa publicação no Diário ‘El Mercúrio’, intitulada ‘O orçamento de Chávez seria suficiente para grandes luxos’”. A notícia é baseada na informação publicada no jornal ‘O Globo’, que, “de acordo com suas apreciações editoriais faz um cálculo imaginário e grosseiro das possíveis coisas que o presidente Chávez poderia comprar com os recursos do gabinete presidencial”.

Navarro disse que “cabe destacar que o tratamento da informação publicada com base na notícia de ‘O Globo’, com direitos exclusivos - como assinala ‘El Mercúrio’ - mas com um conteúdo que passa longe da ética jornalística, por não checar a informação publicada, por colocar a especulação do tema de fundo como eixo central e por não consultar a fonte direta. Ao contrário, deu destaque e ênfase a uma informação distorcida e tendenciosa cheia de falsidades e apresentando opiniões de um só setor, o oposicionista ao governo Chávez”.

 O parlamentar chileno, presidente do Partido do Movimento Amplo Social, acrescentou que “as fontes abordadas na informação publicada são baseadas na ONG Transparência Venezuela, conhecida internacionalmente como o capítulo caribenho de uma organização internacional dependente de multinacionais e do Banco Mundial; dirigida por empresários locais e membros da oposição ao governo Chávez, muitos dos quais apoiaram o golpe de estado contra o presidente bolivariano em abril de 2002”.

O senador socialista disse que “a informação cita também como fonte as palavras ditas pelo deputado venezuelano Carlos Berrizbeitia, do Partido Projeto, conhecido como férreo opositor ao processo bolivariano e ao presidente Hugo Chávez”.

No palácio presidencial predomina o desperdício’, disse a ONG mencionada. “Ao mesmo tempo em que complementa essa informação com grandes imagens de luxuoso vestuário, perfumes e calçados; vinhos e banquetes caríssimos e festas, os quais – aparece em letra pequena – Hugo Chávez poderia comprar. Tudo isso, reitero, baseado em cálculos e opiniões da linha editorial de ‘O Globo’ e, obviamente, compartilhada pelo diário ‘El Mercúrio’”.

A esse respeito, Navarro mostrou que “toda essa publicação é falsa, já que o presidente Chávez está muito longe de ser um mandatário de gostos caros e nem o desperdício é uma característica de seu estilo de vida, como Berlusconi, a quem querem fazer com que ele se pareça. Desde a roupa simples, casual, longe das grandes marcas e caras, como diz ‘O Globo’. E mais, sequer se utiliza dos privilégios que o Estado Venezuelano oferece aos seus governantes, exemplo disso é que não vive na casa presidencial, e sim no Palácio Miraflores, seu lugar de trabalho”.

Sobre a gestão do processo bolivariano, o congressista lamentou que ‘El Mercúrio’ “só reproduza as coisas negativas, as que são demasiado falsas; e nada disse dos excelentes programas sociais que procuram o bem estar social com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, como são, por exemplo, as conhecidas Missões, que se dirigem a garantir a saúde, a educação, alimentação, esportes, cultura, recreação, turismo, tecnologia, especialmente em relação aos setores que herdou uma grande dívida social”.

O legislador finalizou dizendo que “é lamentável que ‘El Mercúrio’ se preste para fazer notícia baseado em informações tergiversadas e que têm somente a intenção de contribuir com a campanha que a direita internacional faz contra os legítimos e democráticos processos que ocorrem na América Latina. O que me parece uma agressão e falta de respeito com a autodeterminação dos povos, que têm a decisão soberana para eleger aos seus governantes, seus modelos políticos e sociais”. 


http://www.navarro.cl 
http://twitter.com/senadornavarro



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics