26 outubro, 2011

100 anos de Nelson Cavaquinho

Nelson Cavaquinho, completaria 100 anos esta semana. Vários eventos vão homenagear Nelson Antônio da Silva, um dos mais relevantes nomes do samba! 

Compositor e cavaquinista quando jovem, foi com o violão, depois de mais maduro, que desenvolveu um estilo inimitável, pois ao tocar usava apenas dois dedos da mão direita. O Garrincha do Sampa, como foi apelidado por Carlinhos Vergueiro, ou o São Francisco do Samba, pela generosidade, entre outros apelidos, passou por momentos difíceis, tendo inclusive que vender a autoria de algumas composições.

Os tributos ao centenário de Nelson são extensos. Ontem (25), no auditório do Instituto Moreira Salles, no Rio, uma mesa-redonda com a presença do jornalista e escritor Sérgio Cabral, de José Novaes, autor do livro Nelson Cavaquinho: Luto e Melancolia na MPB, e do jornalista João Pimentel, com mediação da presidente do Museu da Imagem e do Som, do Rio, Rosa Araújo. O mesmo IMS recebe amanhã, às 20 horas, show com Moacyr Luz e Gabriel Cavalcante em homenagem ao sambista.

Em São Paulo, os tributos ao compositor estão marcados para o próximo mês. Do dia 3 ao 6 de novembro, o Centro Cultural São Paulo terá o espetáculo Uma Flor para Nelson, com apresentações de nomes como Benito de Paula e Marcos Sacramento (3), Angela Ro Ro e Cida Moreira (4), Zezé Motta e Filipe Catto (5) e Teresa Cristina, Graça Braga e Verônica Ferriani (6).

Ainda em novembro, de 25 a 27, o Sesc Pompeia recebe o show Feliz Daquele Que Sabe Sofrer, lembrando o centenário de Nelson e outro gigante do samba, Assis Valente. No palco, interpretações de Ná Ozzetti, Arrigo Barnabé e Renato Braz.

Fontes: Wikipedia, Estadão, Vimeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics