29 setembro, 2011

#Occupywallstreet se espalha pelos EUA

Enquanto Obama coloca a culpa pela crise na Europa, há 12 dias milhares de americanos se manifestam em Wall Street num movimento que se espalha pelo país. Já há convocação para manifestações do mesmo tipo para as ruas de Chicago e Los Angeles. 
E a "maior democracia do mundo", como se auto denominam os americanos, mostra sua cara. Vários vídeos disponíveis no youtube mostram a repressão ao movimento, gás de pimenta sendo generosamente distribuído pelos policiais até em quem está só de passagem, e manifestantes sendo presos como se criminosos fossem. A mídia, claro, cala. As poucas notícias, sempre em planos fechados,  ou em notas quase invisíveis para os leitores, não mostram a repressão. 
Além dos milhares de manifestantes que ocupam a rua da principal bolsa de valores do mundo em protesto contra a crise,  que já é comparada à de 29 por muitos estudiosos, e suas piores conseqüências - o desemprego, o despejo e a falta de atendimento médico - o movimento conta com o apoio do cineasta Michael Moore, do filósofo e linguista Noam Chomsky, da atriz Susan Sarandon, entre outras personalidades conhecidas.



Vídeo e mais informações estão também no link: #Occupywallstreet , em inglês.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics